segunda-feira, 18 de maio de 2009

COMPARANDO RESULTADOS DE BUSCAS

O próximo passo nesse aprendizado sobre a Web 2.0 será comparar os cinco primeiros resultados de uma pesquisa em sites de busca, para um mesmo tema. Para essa experiência, o tema elegido foi a “cura do stress”, entre aspas, pesquisado em cinco sistemas de busca:

1. Google: o primeiro resultado (Acabe Com o Seu Estresse) foi um link patrocinado, para um site de auto-ajuda, que vende um método de controle mental. O segundo resultado (LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress) foi um Blog, em que uma pessoa elaborou um conto cômico sobre o tema. O terceiro resultado (PALÁVORAS: Dicas Rápidas Para a Cura do Stress) foi outro Blog, comentando uma notícia científica sobre o tema. O quarto resultado (Cura do stress: se existe não está na rede « Jornalismo 2.0) foi um Blog de um dos colegas do curso, comentando o resultado de suas buscas para o tema. O quinto resultado (Conseils pour la Guérison du Surmenage Nerveux) foi o link para a venda de um livro com conselhos para a cura do stress.

2. Yahoo!: o primeiro (Pópulo: Cura do stress) apresentava uma imagem de um gato dormindo. O segundo (LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress) já foi citado. O terceiro (Itaoca Pousada Camping) se refere a um anúncio de pousada. O quarto (Jornalismo 2.0) também já foi citado. O quinto (Saúde Vida On Line -O que é o Stress?) trata de um artigo sobre o tema, em um site especializado.

3. Altavista: o primeiro (LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress) já foi citado. O segundo (Pópulo: Cura do stress) já foi citado. O terceiro (Cura Do Stress on Vimeo) apresenta um vídeo animado cômico. O quarto (Jornalismo 2.0) já foi citado. O quinto (Cura Do Stress on Vimeo) corresponde ao mesmo do terceiro resultado.

4. Radar Uol: o primeiro (PALÁVORAS: Dicas Rápidas Para a Cura do Stress) já foi citado. O segundo (Cura do stress: se existe não está na rede « Jornalismo 2.0) já foi citado. O terceiro (A cura do stress: como encontrar um leitor) levava para outro exercicio do Curso Jornalismo 2.0. O quarto (Pópulo: Cura do stress) já foi citado. O quinto (Conseils pour la Guérison du Surmenage Nerveux) já foi citado.

5. Clusty: o primeiro (Cura Do Stress - Quick Ways To Cure Stress) correspondia a uma pesquisa em Feeds sobre o tema, em inglês. O segundo (Cura Do Stress at Anxiety And Stress Management) levava a um artigo cientifico em inglês. O terceiro (Itaoca Pousada Camping) já foi citado. O quarto (Cura do stress Best Videos About Healthy Living) levava a uma seleção de vídeos cômicos. O quinto (Cura do stress) possuía o link de um blog em inglês.

6. MSN: o primeiro (Itaoca Pousada Camping) já foi citado. O segundo (Cura Do Stress - Video - Copernic) apresenta vídeos cômicos. O terceiro (Turismo - Camping - ODIR) faz propaganda de um pacote turístico. O quarto (ArtEditora) traz um compendio de artigos sobre diversos temas. O quinto (Oque) traz o link para um artigo sobre acupuntura.

7. Ask.com: o primeiro (Cura Do Stress on Vimeo) já foi citado. O segundo (Cura Do Stress on Vimeo) corresponde ao primeiro. O terceiro (YouTube - Cura do stress) apresenta um video comico. O quarto (LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress) já foi citado. O quinto (Cura do stress: se existe não está na rede « Jornalismo 2.0) já foi citado.

8. DogPile: o primeiro (Promotional Products) traz o link para uma loja americana de produtos antistress. O segundo (Stop Stress And Anxiety) representava o atalho para um jornal americano especializado em saúde, com artigos sobre o tema. O terceiro (Stop Panic Attacks) trazia o link para uma página de auto-ajuda em inglês. O quarto (LIXO TIPO ESPECIAL: Cura do stress) já foi citado. O quinto (No More Anxiety Attacks) trazia outro link para página americana de auto ajuda oferecendo métodos milagrosos.

Resultados da pesquisa: realmente não ficaram claros quais são os critérios utilizados para a ordem dos resultados. As palavras da busca estavam presentes na ordem em que foram colocadas, entre aspas, em cada titulo dos links. Mas se eram os sites mais visitados, ou os mais recentemente atualizados, isso não se poderia identificar. Uma característica que pode influenciar na busca é a presença ou não de links patrocinados.

O que se evidencia é que poucos links entre os cinco primeiros de cada buscador possuem informações relevantes do ponto de vista jornalístico. Não possuem fontes confiáveis, ou abordagem técnica ou cientifica sobre o tema. É preciso filtrar mais e selecionar melhor as informações se se quer utilizar os sites de busca como fontes jornalísticas. E depois ainda checar em fontes confiáveis que se possam consultar mediante algum contato pessoal.

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