domingo, 24 de maio de 2009

Publicação de fotos em Weblogs


Para este exercício, fiz algumas fotografias usando minha câmera digital, e selecionei as duas melhores para testar uma nova forma de editá-las. Trata-se do programa IrfanView (http://www.irfanview.com/).

Escolhi um tema interessante pelo seu valor-notícia de ser uma novidade em toda a cidade – os novos postos da Polícia Militar, espalhados as centenas pelas cidades do Distrito Federal.

Para testar o editor de imagens, na primeira foto usei a ferramenta recortar, e na segunda foto usei a opção resize (redimensionar). Nenhuma das opções do programa ofereceu problemas, a interface é simples e fácil de manipular. Apenas fiquei surpreso ao ver que a imagem reduzida passou a ocupar um pouco mais de memória do computador (foi de 0.9 para 1.3 mega), e a foto recortada ficou muito mais pesada (de 3 para 7 mega).

Na hora de publicar, foi impossível usar o Flickr ou o Picasa (as ações de upload da URL foram sem efeito, e os arquivos sequer apareceram no Picasa), e o download foi a única solução. Confiram os resultados!

Um comentário:

  1. Oi Bruno,
    As tuas fotos aparecem sem problemas no teu post. Li a tua mensagem no fórum e fui ver o resultado. O Blogger tem um mecaqnismo proprio de publicação de fotos onde você faz o upload da tua imagem direto para o banco de dados do site. Ele mesmo faz a indexação e linkagem da URL, e aparentemente foi exatamente o que vc fez. Isto torna desnecessario o uso do FLickr e do Picasa. Se ainda restarem dúvidas, por favor me procure.
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir