segunda-feira, 18 de maio de 2009

RSS E GOOGLE READER

Para quem ainda não conhece esse recurso, da década de 90, o RSS é a sigla para Really Simple Syndication, ou Distribuição Realmente Simples. Consiste em um mecanismo de atualização automática e simultânea das informações de um site, e que já é oferecido por muitos endereços da Web. O processo para o uso é simples: basta escolher e baixar um leitor gratuito (também chamado de software agregador) de RSS, para então adicionar uma página ao leitor. Nesse sistema, toda vez que o site adicionado ao leitor receber uma atualização, o RSS emite um alerta com o material recém publicado, seja um resumo ou o conteúdo completo do site.

A grande benefício do RSS é não precisar mais entrar em cada uma das home pages dos sites favoritos na Web, para poder acessar os links com as atualizações. Isso é especialmente útil para sites que não tenham uma atualização periódica, como Blogs, ou ainda para páginas que não ofereçam suas atualizações via mailing. Também é bom no caso de o usuário não querer lotar sua caixa de entrada com esses mailings. No entanto, ainda existe uma limitação ao uso desse recurso, pois apenas as páginas que ofereçam o RSS poderão ser indexadas ao leitor escolhido.

Há dois tipos de leitores de RSS, os baseados na Web, que estão à disposição de usuários de determinados sites, como o Google e Yahoo; e também os leitores autônomos, que se precisa baixar via download. Após se cadastrar em um site que ofereça o leitor, ou instalar um leitor autônomo, é fácil encontrar na Web páginas que contenham o ícone alaranjado do RSS, que são os sites conhecidos como Feeds. Daí, basta clicar no ícone e copiar o endereço para a área de endereços (ou Feed reader) do seu leitor de RSS.

Fiz o teste e comparei durante três dias um leitor autônomo do próprio Google, o Google Desktop Beta, e o leitor oferecido no site do Google, o Reader. Escolhi uma página que utilizo como fonte de pautas para a Coluna de Mídia, o jornal eletrônico AdNews, especializado no tema. Assim pude comparar também com o mailing que recebo diariamente via email. O jornal oferece diversos Feeds, para cada uma de suas editorias. São elas: Super destaque, Destaques, Artigos, Cultura, Eventos, Gente, Internet, Mídia, Midia indoor, Negócios, Podcasts, Publicidade, Rádio, Tecnologia, Telecom e TV. O padrão RSS facilitou o acesso ao Adnews. Sempre que uma notícia foi publicada, recebi o conteúdo com título e resumo do link.

As diferenças entre o Desktop Beta e o Reader começam pelo acesso. O Desktop possui um link direto no Browser do Explorer, junto aos favoritos, enquanto para usar o Reader foi necessário entrar no site do Google e clicar no link. A interface também é diferente, no Desktop aparecem apenas os links para os Feeds, com data, hora e resumo, além das opções para mostrar todos ou apenas os novos Feeds, e marcar como lido ou exibir propriedades. Já o Reader tem uma interface mais complexa, porém com mais recursos. É possível realizar buscas nos Feeds, com filtros, assim como aparecem opções de se criar um link para seu Blog, ou compartilhar Feeds com amigos do Google. O Reader oferece ainda recursos como recomendações de sites semelhantes, tendências de uso dos Feeds por outros usuários, pesquisas em Feeds na Web.

No saldo dessa comparação, posso dizer que ambos foram eficientes em igual medida para sua atribuição primária, de atualizar o site em que se pesquisa com freqüência, e apresentar links para notícias de forma mais direta. São úteis nessa simplificação de consulta aos sites de notícias, por direcionar as matérias de acordo com o interesse do usuário. Enquanto o leitor autônomo apresentou uma interface mais limpa, o Reader ofereceu maiores opções de se explorar o recurso dos Feeds, por meio da busca e do compartilhamento dentro desse universo de sites que utilizam o RSS.

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